CFOaaS - Escala
CFOaaS para Startups, Scaleups e PMEs em fase de Escala
Foco: gerar confiança nos principais steakholders (board, C-level, investidores e decisores) por meio de gestão financeira estratégica. Além de olhar para o curto prazo, o planejamento de longo prazo, passa a ser rotina, através da gestão orçamentaria anual, com revisões mensais de orçado versus realizado, para garantir a entrega. Uso de indicadores financeiros-econômicos para decisão consciente. Em uma frase: governança financeira que garante crescimento e captação.
Seu foco é nossa meta: O escopo abaixo é apenas uma referência, a necessidade de cada startup, scaleup e PME é única. O escopo é avaliado em nossa reunião inicial, a proposta é feita com base no escopo definido.
Agende uma conversa inicial de 30 minutos
Para quem é
Startups, Scaleups e PMEs com PMF consolidado (Product Market Fit, Produto ajustado ao mercado), 30–150 pessoas e metas agressivas de crescimento. Nesta fase, a empresa estabeleceu as rotinas financeiras necessárias para a condução do negócio, contudo, devido as exigências típicas da fase de escala, a governança financeira se faz necessária, por meio de atuação estratégica, gestão orçamentária e controles internos robustos.
Dores típicas
O mercado exige da startup, scaleup ou PME demonstrativos contábeis consistentes: balanço patrimonial (BP), demonstração do resultado do exercício (DRE) de demonstrativo dos fluxos de caixa (DFC), contudo não existe rotina de preparação, revisão e aprovação dos documentos, logo > atraso no deal, menor probabilidade de captação
O P&L (Profit & Loss, DRE) gerencial não é reconciliado com o contábil, divergência entre os relatórios > pressão para explicar as diferenças, mas o C-level, não tem um CFO
O negócio tomou forma, porém não existe estrutura interna para elaborar planos sustentáveis de longo prazo > projeções de receitas com grandes dispersões, baixa confiança nas promessas
Os controles internos de acompanhamento de resultados não geram informações conclusivas > não há acompanhamento do orçado versus realizado (BvA), oportunidades de ganhos perdidas de
O board (conselho) exige maior volume informações, com elevada complexidade, porém a equipe interna não consegue preparar ou não sustenta a cadência > investidores desinformados, baixa possibilidade de follow-on e bridges.
Dados relacionados às linhas de serviços ou produtos estão estruturalmente desalinhados, dificultando ou impossibilitando gestão por linha de serviço/produto> erro em métricas importantes do negócio (unit economics, CAC, margem, LTV, churn, cobranças etc)
Fundadores não possuem, uma pessoa qualificada e experiente em finanças para atuar estrategicamente, como parceiro do C-level > insegurança na tomada de decisões, recorrência de decisões erradas.
O que você recebe (entregáveis)
Processos de negócios, plano de contas (com linha de serviço/produtos) implementado e recorrente > Playbook de finanças e processos internos
Cashflow realizado com análise do real vs orçado para 12 meses
KPIs para founders, com análise e indicação de oportunidades e riscos
Revisão, condução de ajustes junto com a contabilidade dos demonstrativos contábeis > BP, DRE e DFC revisados e aprovados pelo CFO, prontos para rodadas de captação, due diligence
Maior assertividade no alcance das metas de crescimento (Growth, Revenue, Downloads etc) > gestão orçamentaria para 12 meses, análise do real versus orçado mensal com plano de ação.
Gestão por linha de serviço/produto anual e mensal > P&L gerencial por linha de serviço/produto, com identificação de oportunidades e correção de rota
Board Pack robusto com dados e informações do operacional, financeiro, econômico e gerencial > Board alinhado com o C-level
Participação ativa do CFO no board, alinhado com o C-level
Parceiro Estratégico: 8 horas, por mês, para demandas C-level, avaliação de oportunidades, planejamento estratégico, condução de projetos > parceiro do C-level
Rotinas e prazos
Reunião semanal com C-level com foco em: caixa realizado e projetado, status dos fluxos de trabalho, KPIs, aging-list, cobrança, oportunidades, riscos e plano de ação.
Reunião mensal com decisões internos: gerentes financeiros, contabilidade, gerentes operacionais e outros, para alinhamento estratégico (adesão ao orçamento, oportunidades e riscos)
Reunião executiva com C-level mensal para apresentação do relatório do CFO com foco em: i. Fluxo de caixa realizado e projetado, ii.DRE do mês vs mês anterior com comentários, iii. Demonstrativos contábeis, iv. Dashboards e KPIs comentados, v. Status dos processos internos, vi. Board Pack, vii. Apresentação de oportunidades, viii. Controle dos riscos e ix. Proposta de plano de ação, x. Preparação para a reunião com o conselho(board)
Resultado em 90 dias
Revisão dos processos de negócio, implementação de processos internos (máximo de automação e digitalização), playbook de finanças e fluxos de trabalho, fluxo de caixa projetado para 3 meses, demonstrativos contábeis validados, apresentação mensal ao C-level, equipe treinada e alinhada com a nova dinâmica de gestão. Início do orçamento anual.
FAQ
Esse serviço é o mesmo que BPO? Não, o(a) CFO têm atuação em nível tático e estratégico nesse fase. Ele(a) dirige todas as demandas de finanças e entrega resultados de alto nível ao C-level.
Qual é a vantagem de contratar um CFO as a Service (fracionado)? Nessa fase do negócio, as empresas precisam de um executivo financeiro dinâmico, que atue bem no ambiente de incertezas. O CFO as a Service é um empreendedor(a), ele(a) tem um negócio no ambiente de incertezas. Deste modo, é um encaixe perfeito.
O trabalho/atuação do CFO é focado só em rotina? Não, o CFO as a Service, é seu executivo de finanças, participando das principais decisões em conjunto com o C-level.
Agende uma conversa inicial para tirar dúvidas, ou avaliar demandas que você precisa delegar.
Escala com controle e eficiência de capital
Onde adquiri minha experiência (clique nas imagens)
