top of page
Fundo Maximize.png

Identificando um dor no mercado: finanças para startups

Além de narrar uma história sobre as dificuldades em ter uma boa gestão financeira em startups, este artigo aborda, também mudanças no blog Maximize, na Maxletter e o site Maxmilliano Reis. Eles passam a contar com conteúdo sobre gestão e finanças especializado em inovação, tecnologia e startups.


Maxmilliano Reis CFO as a service, dores financeiras em startups CFO para startups
Foto oriunda de arquivo pessoal

Olá, caro leitor e leitora. É ótimo reencontrar-lhe em mais artigo do blog Maximize. Este texto, tem o objetivo de comunicar duas questões importantes, sendo a primeira, a identificação de uma dor no mercado de finanças e como pretendo resolvê-la e a segunda; mudanças nas temáticas cobertas pelo blog Maximize, Maxletter e no site Maxmilliano Reis. Preparados, vamos lá.


1 Descoberta de um novo termo de negócios

Eu me interesso fortemente por empreendedorismo, inovação e tecnologia. Portanto faz anos que acompanho notícias relacionadas a esses temas. Desde 2024 notei um movimento no mercado de inovação, trata-se de um termo novo: CFO as a Service. Confesso que na época não entendi muito bem o significado e qual dor o serviço poderia resolver.


Em conjunto com os estudos que faço para as disciplinas do MBA Executivo Internacional da FIA, meu interesse pelo ecossistema de inovação aumentou.


Entre a leitura de um artigo e outro, minha conexão com a inovação aumentou. Tomei a decisão de fazer o módulo internacional do MBA no Vale do Silício, justamente para conectar-me com o ambiente de inovação global e aprender na fonte ( já que grandes empresas de tecnologia começaram lá: Google, Meta, Salesforce).


Estudei mais profundamente o ambiente de inovação brasileiro, a partir da leitura de publicações - de altíssima qualidade – do IBGC, Anjos do Brasil, TechStarts e diversos outros (que você pode encontrar nas referências bibliográficas ao final)


2 Descoberta de uma dor no mercado de finanças

Já em 2025, talvez influenciado pela energia revitalizadora das disciplinas do MBA, retomei a pesquisa e percebi que a maioria dos fundadores têm conhecimento profundo de sua área de atuação, entretanto não possuem – necessariamente, experiência com finanças e todos seus subsistemas.


Esta situação, fica ainda pior quando a pessoa fundadora capta investimentos no mercado: investidores, além de resultados tangíveis, querem receber relatórios financeiros – que param de pé. Em outras palavras, os investidores precisam acompanhar as investidas e para isso necessitam de informações financeiras fundamentadas e de controle internos.


Os fundadores tentam preparar os relatórios, que geralmente são: fluxo de caixa realizado (actual Cashflow), fluxo de caixa projetado (runway/project cashflow), demonstração do resultado do exercício (P&L) e KPIs como CAC, LTV, Churn e outros. Entretanto, a rotina pesada, com uma serie de funções do negócio sendo executadas por ela ou ele, fica difícil ter a cadência necessária (mensal, quinzenal etc).


Essa falta de tempo e de equipe, deixa os fundadores em estado de tensão e estresse. Os investidores ou partes relacionadas, ficam inseguros e o ambiente interno e externo não é propicio.


Sabemos que fundadores de startups (founders) são criativos, eles sempre buscam alternativas inovadoras para seus problemas. Alguns, recorrem a recursos de automação, digitalização e inteligência artificial. É verdade, que podem ganhar folego, mas a falta de experiência financeira continua sendo, dolorosamente, sentida.

3 Criação de soluções para a dor

Diante deste cenário, há meses venho desenhando uma solução para esses fundadores e fundadoras de startups.  Associe-me a Anjos do Brasil, que é um rede de investidores anjo e conselheiros de startups, para participar ativamente do ambiente de investimentos em startups. Fiz formações, li livros, conversei com muitas pessoas e por fim, consegui formular uma solução adequada para a os fundadores.


Compilei todo meu conhecimento adquirido em todos os subsistemas de finanças (planejamento financeiro, controladoria, contabilidade, auditoria, fiscal, crédito e cobrança, planejamento estratégico) adaptado para o mundo de startups e agora, ofereço serviços de CFO as a service (CFO fracionado) para startups em tração, escala ou PMEs em forte crescimento.


Você pode conhecer esses serviços na seção soluções do site Maxmilliano Reis (LINK) e selecionar CFOaaS – Tração ou CFOaaS – Escala.


4 Mudanças na marca Maxmilliano Reis

Dito isto, convido-o a ler o meu site, que se encontra inteiramente remodelado para atender essa dor (adoraria receber seu feedback sobre o conteúdo, layout etc.). Em consequência o propósito do site foi modificado, a partir de agora, passarei a focar meu conteúdo (gestão e finanças) ao universo de inovação, tecnologia e startups.


Como em sua grande maioria, os assinantes do blog Maximize vierem de uma outra fase do blog, gostaria de colocá-lo a par dessa novidade. Espero contar com a sua leitura parceira, daqui em diante, mas caso decida não acompanhar, irei entender – afinal, o proposito do site, blog e maxletter mudou.

 

Referências bibliográficas:




Comentários


bottom of page